terça-feira, 9 de outubro de 2012

Concurso Banco do Brasil 2012 - questões de Atualidades comentadas


Olá, caros

Estas são as questões de ATUALIDADES do concurso do Banco do Brasil 2012 comentadas e com gabarito. Escolhi a sequência de questões da Prova 1.
A prova contou com duas questões de economia (Grécia e Brasil); duas questões sobre desenvolvimento sustentável e uma sobre dinâmica populacional (haitianos no Brasil).
Não foi uma prova difícil, com exceção da questão 22, que cobrou detalhes da pauta da conferência Rio + 20, que será realizada na África do Sul.


11. A Rio+20 figura como um cenário-chave para o reordenamento discursivo e geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discute a consolidação dos mercados financeiros a partir da natureza, o maior controle empresarial dos recursos naturais e a legitimação do uso de novas tecnologias de alto risco, como nanotecnologia,
biotecnologia, biologia sintética e geoengenharia.
RIBEIRO, S. As novas fronteiras da mercantilização da natureza. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011.
Suplemento especial, p.10. Adaptado.
A Conferência das Nações Unidas Rio+20 tem especificamente como tema central a
(A) revisão do conceito de desemprego estrutural
(B) cooperação regional de economias emergentes
(C) metodologia europeia de unificação de moedas
(D) proposta inovadora de desarmamento planetário
(E) noção atualizada de desenvolvimento sustentável

Comentário: “Os dois temas centrais da Rio+20 – a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável – foram aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas de forma consensual entre os 193 países que integram a ONU. Nas reuniões do processo de preparação, os países têm apresentado propostas sobre esses temas, buscando resultados que possam ser adotados na Conferência.”

12. Em 2011, um dos países da União Europeia (EU) passou a enfrentar um de seus momentos econômicos mais difíceis, com redução de salários, criação de novos tributos – como o imposto da solidariedade – e muitos assalariados trabalhando sem receber. Estima-se que, em decorrência desse momento, até 2015, 120 mil assalariados com mais de 53 anos devem deixar o emprego. Um programa de ajuda financeira foi, então, colocado em prática pela EU, liderado pela Alemanha, a fim de recuperar a situação do país em crise. O país europeu que, ao longo de 2011 e 2012, vive a crise descrita é a
(A) Suécia
(B) Holanda
(C) Grécia
(D) França
(E) Finlândia

Comentário: “A Grécia enfrenta uma grave crise econômica desde 2010, e teve que recorrer a empréstimos emergenciais de organismos internacionais. Em troca da ajuda, o país se comprometeu a implementar profundas reformas para reduzir o nível de endividamento. Mas isso tem provocado ainda mais desemprego e crise.”

13. No final de outubro, o governo norte-americano tomou uma decisão surpreendente. Em um relatório recheado de elogios, o Departamento do Interior autorizou o retorno da empresa British Petroleum aos trabalhos de perfuração nas águas profundas do golfo do México. BARBOZA, M.
De volta ao local do crime. Revista IstoÉ. São Paulo: Três, ano 35, n. 2191, nov. 2011, p. 118. Adaptado.
A decisão estadunidense é considerada surpreendente porque foi tomada após o seguinte fato provocado, em abril de 2010, pela empresa mencionada:
(A) sonegação progressiva de impostos federais
(B) ameaça de abandonar suas atividades nos EUA
(C) fusão com grandes empresas do setor ambiental
(D) vazamento marítimo de óleo em larga escala
(E) demissão em massa de trabalhadores do setor petroleiro

Comentário: Em abril de 2010, a British Petroleum causou o vazamento de 780 milhões de litros de petróleo no Golfo do México em função do desrespeito a regras operacionais.

14. O presidente norte-coreano Kim Jong-un comprometeu-se com negociadores estrangeiros a suspender o programa de enriquecimento de urânio, os testes nucleares e os lançamentos de mísseis de longa distância. Também consentiu a inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica que visitem os prédios onde há atividades nucleares. Revista Veja. São Paulo: Abril. ed. 2259, ano 45, n.10, mar. 2012, p.76. Adaptado.
Esse comprometimento norte-coreano tem como contrapartida estrangeira o recebimento de
(A) alimentos enviados pelos Estados Unidos
(B) armamentos convencionais cedidos por Israel
(C) commodities procedentes de países do Mercosul
(D) ajuda humanitária proveniente das Nações Unidas
(E) investimentos externos diretos oriundos da União Europeia

Comentário: “Em fevereiro, os EUA ofereceram avaliar a possibilidade de fornecer à Coreia do Norte ajuda em alimentos em troca da suspensão das atividades de enriquecimento de urânio e outro movimento em direção à desnuclearização da península coreana.”


21
Em novembro de 2011, o governo da Grécia desistiu de convocar um referendo popular, cedendo à pressão dos líderes europeus preocupados com o futuro do continente. Esse referendo popular decidiria sobre a(o)
(A) aliança estratégica com os países dos Bálcãs
(B) ajuda humanitária oferecida pelas Nações Unidas
(C) presença das forças militares da OTAN na Europa
(D) pacote de socorro financeiro do resto da Europa
(E) efeito político da Primavera Árabe na economia grega

Comentário: O ministro das Finanças da Grécia considerou positivo enviar uma mensagem à Europa de que não haverá referendo, pois isso possibilita o cumprimento do acordo estabelecido no dia 26 de outubro entre Atenas e a zona do euro, que exige, em contrapartida, mais medidas de austeridade do Governo grego. Como é uma crise financeira de crédito causada pelo déficit público, as medidas de austeridade e redução dos gastos públicos têm sido vistos como a única opção para a Grécia. A convocação do plebiscito ocorreria por causa da impopularidade das medidas.

=========

22
Visando ao desenvolvimento sustentável, um assunto se destaca: a interface das revoluções verde e azul, inspirado pela experiência histórica chinesa e caracterizado por uma combinação eficiente de piscicultura e de horticultura. No caso do Brasil, os igarapés amazônicos, o pantanal mato-grossense, os lagos de represa e as lagunas ao longo do litoral marítimo são ecossistemas nos quais devem se harmonizar os cinco “Ps”.
SACHS, I. Os desafios da segunda Cúpula da Terra do Rio de Janeiro. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011, p.4. Suplemento especial Sustentabilidade
e desenvolvimento, o que esperar da Rio+20. Adaptado.
No texto, os cinco “Ps” referem-se à pesca, à piscicultura, aos portos, às praias e à
(A) extração de petróleo
(B) prática da policultura
(C) expansão da pecuária
(D) fabricação de polímeros
(E) produção de polpas vegetais

Comentário: Questão sobre o desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade atualmente não é mais discutida somente do ponto de vista ambiental, pois os aspectos sociais e econômicos assumem um papel maior nessa discussão. Os cinco Ps a que se refere a questão são: a regulação da pesca comercial;  a disseminação das técnicas de piscicultura; a recuperação, ampliação e modernização dos portos; a maior fiscalização e proteção das praias;  além da discussão sobre o uso e os direitos sobre o pré-sal e a extração de petróleo.

=========

23
O PIB zero no terceiro trimestre é o legado negativo do crescimento inflado pelo governo brasileiro em 2010. A economia deve ser freada bruscamente. [...] A explicação mais simples para essa freada brusca é que o país estava avançando em uma velocidade superior às suas possibilidades.
DALTRO, A.; OYAMA, E. A locomotiva do PIB parou. Revista Veja, São Paulo: Abril. 2247. ed, ano 44, n. 50, 14 dez. 2011, p.149.
A explicação para a situação econômica descrita deve-se majoritariamente ao crescimento negativo do seguinte setor produtivo:
(A) indústria
(B) agropecuária
(C) investimentos
(D) construção civil
(E) serviços financeiros

Comentário: A indústria não está conseguindo atender à demanda, por causa do processo de desindustrialização pelo qual o país vem passando. Para combater esse problema, o governo vem estimulando o consumo através da redução da taxa de juros.

=========

24
Em 2012, o Rio de Janeiro acolherá a Cúpula da Terra sobre o desenvolvimento sustentável promovida pelas Nações Unidas. Nessa reunião, estará em evidência, dentre outros temas, a sustentabilidade do desenvolvimento vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Essa sustentabilidade diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado.  A sustentabilidade descrita refere-se, especificamente, à seguinte dimensão do desenvolvimento:
(A) cultural
(B) política
(C) espacial
(D) ecológica
(E) ambiental

Comentário: Esta questão foi a mais fácil da prova, pois não versava sobre conhecimentos de atualidades, mas somente de interpretação de texto. A sustentabilidade a que se refere o texto não é a ambiental/ecológica, mas a que diz respeito à construção da cidadania e à democratização da sociedade e do Estado. O texto fala, portanto, do desenvolvimento político.

=========

25
Em 2011, a população da cidade acreana de Brasileia deparou com o incremento da chegada maciça de imigrantes oriundos de um país da região do Caribe. Esses imigrantes vêm para o país à procura de abrigo, depois do impacto econômico e social que sofreram em seu país de origem, devido ao terremoto ocorrido em 2010. Atualmente, o governo brasileiro efetiva ações que regularizem a entrada de novos imigrantes provenientes desse mesmo país. A situação descrita refere-se a imigrantes
(A) cubanos
(B) haitianos
(C) dominicanos
(D) hondurenhos
(E) guatemaltecos

Comentário: Um caso de imigração que foi investigado pelo governo brasileiro, pois havia suspeitas de tráfico humano. Mais de dois mil haitianos foram regularizados no Brasil com um prazo para comprovarem atividade regular. Caso contrário, serão deportados. A motivação da saída dos haitianos de seu país é de causa evidentemente econômica, apesar de algumas alegações de perseguição política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário