terça-feira, 15 de janeiro de 2013

questões ética no serviço público

1.Ética é:

a) um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. 
b) um conjunto de comportamento correto e relacionado à conduta humana dentro de uma sociedade organizada.
c) a maneira como os seres humanos se comportam uns com os outros.
d) o princípio fundamental para que o ser humano possa viver em família.
e) um comportamento que se deve ter apenas quando se estiver trabalhando.

2. A ética serve para que se possa existir certo equilíbrio e funcionamento social de qualidade, fazendo com que ninguém saia prejudicado. Neste ponto de vista, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está diretamente voltada com: 

a) a educação das pessoas
b) o sentimento de justiça social 
c) o medo da sociedade de errar
d) a educação dada na infância
e) o pensamento de pessoas que possuem conhecimentos profundos

3. A ética é construída por uma sociedade com base: 

a) na genética que se passa por geração
b) na educação que é dada nas escolas
c) nos ensinamentos oferecidos nas faculdades
d) nos meios de comunicação como TV e rádio.
e) nos valores históricos e culturais. 

4. Um ser humano que não segue a ética da sociedade a qual faz parte é denominado de:

a) antiético 
b) antissocial
c) imoral
d) excluso ou excluído
e) moralista

5. A ética na área de pesquisas biológicas é denominada:

a) bioética 
b) ética na saúde
c) ética na ciência
d) ética social
e) ética profissional

6. (MP-RR, Cespe - Assistente Administrativo - 2008) Os fundamentos da ética estão na consciência do ser humano, de maneira a se construir a dignidade de cada pessoa. Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO.
1) O servidor deve omitir a verdade a outra pessoa quando estiver em jogo o interesse da administração pública.
2) Atrasos na prestação de serviços não caracterizam dano moral aos usuários.
3) É vedado ao servidor, no exercício da função pública, alterar o teor de documentos que deva encaminhar, mesmo que eles possam trazer prejuízos a terceiros.

A) C - E - C
 
B) E - C - C
 
C) E - E - C
 
D) C - C - C
 
E) E - E - E
 
       
Questão de concurso 965
7 . (AFRF/2002) No âmbito do Código de Ética do Servidor Público, aprovado pelo Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, não é dever da Comissão de Etica apurar representação de cometimento de falta por servidor, mediante provocação de:

A) qualquer cidadão, inclusive anônimo.
 
B) autoridade.
 
C) entidade associativa, regularmente constituída.
 
D) servidor público.
 
E) jurisdicionado administrativo.
 
       
Questão de concurso 970
8 . (TRT-DF, Cespe) Julgue os itens a seguir com (C) CERTO ou (E) ERRADO.
1) O servidor deve estar atento para que os fatos de sua vida particular não influenciem o seu bom conceito na vida funcional.
2) Todo servidor tem o dever de dizer a verdade, exceto se a informação for contrária ao interesse público.
3) O servidor não deve se ausentar injustificadamente de seu local de trabalho, podendo assim, causar desordens nas relações humanas.

A) C - C - C
 
B) C - E - C
 
C) E - E - C
 
D) C - C - E
 
E) E - C - C
 
       
9 . (STJ, Cespe - Técnico Judiciário - 2008) No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO, acerca do comportamento ético do servidor público e suas implicações.
1) O funcionário, ao atender o usuário de seu serviço, deve ser cortês e interessado, mesmo que este usuário apresente comportamento irritado e indelicado ou seja de classe socioeconômica inferior à sua ou, ainda, ostente símbolos religiosos diferentes de sua religião.
2) O funcionário que, no exercício de suas funções, deixa o usuário de seu serviço à espera enquanto atende ligação telefônica particular por 20 minutos causa danos morais a esse usuário.
3) Caso o chefe de um órgão público determine a seu subordinado a execução de ato vetado pelo código de ética no serviço público, o servidor deverá obedecer prontamente à determinação, pois é seu dever respeitar a hierarquia em todas as situações.
4) Caso ocorra uma tentativa de suborno por parte do usuário, compete ao funcionário recusar a proposta e registrar a ocorrência, omitindo a identificação do usuário porque, mesmo nessas condições, o funcionário tem o compromisso ético de preservar a idoneidade moral do usuário.
5) Em situações únicas, se o servidor necessitar de mão-de-obra, equipamento ou material do órgão público para atender necessidades de superiores ou imprevistos pessoais, estará impedido pelo código de ética, mas poderá pedir auxílio a colega prestador de serviço temporário e não-remunerado,pois, nessa categoria, o trabalhador não é considerado servidor público e não está submetido às mesmas restrições éticas.

A) C - C - C - E - E
 
B) C - C - E - E - E
 
C) E - C - E - C - E
 
D) E - C - E - E - E
 
E) C - E - E - E - C
 
       
10 . (TRT-MA, Cespe - Auxiliar Judiciário - 2005) Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma afirmativa a ser julgada em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Considere a seguinte situação hipotética. Angelina, auxiliar judiciária do TRT, foi indiscreta no ambiente de trabalho ao comentar com seus colegas o que ouviu na reunião de diretores em ocasião em que estava dando apoio ao atendimento do serviço de copa do tribunal. Ao receber advertência de seu chefe imediato, Angelina julgou-se injustiçada, pois sua conduta não gerou nenhuma consequência ao tribunal. Nessa situação, o sentimento de injustiça de Angelina é procedente e eticamente justificável, pois sua conduta não trouxe prejuízo a ninguém.
b) Considere a seguinte situação hipotética. Albertino, servidor público, ao se comunicar com seu chefe, manipula as informações para que elas sejam mais bem aceitas por ele. Nessa situação, Albertino está prejudicando sua comunicação com o chefe, pois está colocando uma barreira interpessoal no processo de comunicação com ele.
c) Considere a seguinte situação hipotética. Irene, servidora pública de um TRT, atua na área de atendimento ao público. Irene procura conhecer bem o funcionamento de seu setor, ser eficiente, interessada e atenciosa no trabalho. Ela faz de tudo para que os clientes fiquem satisfeitos com os seus serviços, mesmo que tenha de ignorar algumas normas institucionais. Nessa situação, mesmo tendo boas intenções, a atitude de Irene é contrária ao correto comportamento profissional.

A) C, C, C
 
B) E, C, C
 
C) E, E, C
 
D) E, E, E
 
E) E, C, E
 
       
11 . (TRT-MA, Cespe - Auxiliar Judiciário - 2005) Com relação à ética no serviço público, julgue os seguintes itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) O assédio moral no trabalho não é um fenômeno novo e caracteriza-se como uma relação antiética dirigida a um colega de trabalho.
b) Todo comportamento manifestado por servidor público que atinja a dignidade, a integridade psíquica ou física de uma pessoa, afetando-lhe a competência e implicando dano ao ambiente de trabalho pode ser considerado assédio moral.
c) O assédio moral constitui um risco potencial à saúde do trabalhador, podendo acarretar doenças e estresse funcional.
d) O assédio moral caracteriza uma relação antiética em que um empregado, geralmente é exposto a situações humilhantes e constrangedoras no trabalho.

A) C, E, E, C
 
B) C, C, C, C
 
C) C, C, C, E
 
D) E, C, C, E
 
E) E, E, E, E
 
       
12. (TRE-BA, Cespe - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária - 2009) Normalmente, condutas antiéticas extrapolam os limites das relações interpessoais e se tornam objeto de política, fomentando a elaboração de códigos de ética de grupos profissionais, como os servidores públicos. A respeito da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) As organizações públicas possuem muitas semelhanças com as empresas tradicionais, mas com um grande diferencial: ter como meta a prestação de serviços de qualidade que beneficiarão a toda sociedade civil.
b) Os códigos de ética, que incluem, de maneira contundente, os princípios basilares do direito e do composto ético, oferecem suporte ao controle das relações no serviço público, propiciam maior transparência nas relações de governo e evidenciam a ética em seus processos.
c) Apesar de estritamente relacionadas, ética e moral não se confundem. No entanto, os princípios éticos pressupõem determinadas regras morais de comportamento.

A) C, C, C
 
B) C, C, E
 
C) C, E, C
 
D) E, C, C
 
E) E, C, E
 
       
13 . (ECT, Consulplan - Atendente Comercial - 2008) Em seu sentido mais amplo, a ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. Portanto, neste sentido, a ética envolve:

A) Estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos homens.
 
B) A consideração de valor como equivalente de uma medição do que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas.
 
C) Obrigação de ser humano como único mal em seu agir.
 
D) Realização fundamental em situação específica.
 
E) As alternativas A e B estão corretas.
 
       
14. (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) “Os meus interesses, e os interesses dos meus amigos e familiares, são mais importantes que os interesses dos outros.” Esta afirmação é

I. do ponto de vista da ética, falsa, pois os interesses de todos são, para a ética, igualmente importantes.
II. do ponto de vista da ética, verdadeira, pois cabe a mim pensar apenas nos meus interesses, enquanto os outros pensam nos seus.
III. verdadeira, quando considero que os meus interesses e os interesses daqueles que me são próximos, importam mais para mim.
IV. falsa, pois os interesses dos meus amigos e familiares não são, para mim, mais importantes que os dos outros.
Estão corretos apenas os itens

A) I e II.
 
B) I e III.
 
C) II e III.
 
D) II e IV.
 
E) II, III e IV.
 
       

15 . (ECT, Conesul - Atendente Comercial - 2008) Um cidadão qualquer da multidão não pode ser considerado responsável por não agir para salvar uma vítima de uma acidente automobilístico que precisa de uma traqueostomia de emergência. Isto se explica pelo fato de que este cidadão não tem o conhecimento relevante. Em contraste, um médico formado e treinado, com o equipamento necessário, seria capaz de fazer o diagnóstico e levar a cabo o procedimento. Nós pensamos que seria errado, da parte dele, ficar parado e não ajudar numa situação como esta.
Esta comparação nos ajuda a entender a ideia de

I. conflito de interesses, pois, dependendo da circunstância, os interesses do médico que está de passagem, digamos, para ir ao cinema, e os do paciente acidentado podem estar em conflito. Porém, neste caso, o interesse de ir ao cinema deve ser considerado secundário, sendo o interesse primário o de salvar o paciente.
II. responsabilidade profissional, pois, na medida em que um profissional tem conhecimento e recebe um treinamento que outras pessoas não têm, passa a ter responsabilidades morais adicionais.
III. um padrão ético no serviço público, pois o médico em questão pode ser um funcionário público em serviço e, neste caso, será o seu dever atender o paciente.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

A) I, apenas.
 
B) I e II, apenas.
 
C) I e III, apenas.
 
D) II e III, apenas.
 
E) I, II e III.
 
       

Gabarito:

1) A  2) B  3) E  4) A  5) A   6) C  7) A  8) B  9) B  10) C  11) B  12) B  13) E  14) B  15) B

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